segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O Backup


Muita gente não sabe a importância que um backup tem. Eu passei umas 3 semanas imaginando um jeito de fazer bkp dos dados do meu note sem usar uma mídia de DVD pois meu drive estava defeituoso e não gravava.


Consegui pegar meu HD Externo, que já tinha coisas em bkp nele, e como o micro de minha mãe, um Celeron da Positivo, 512 MB de RAM e um drive de DVD, gravei em mídia as coisas do HD e o limpei.


Então, formatei o HD Externo, conectei ao note e comecei um processo longo de bkp. Mas não usei ferramentas de bkp.


Não usei pq costumam dar defeito. Algum problema sempre dão. Fiz um bkp na unha mesmo. E como se faz um bkp assim?


Aqui vão algumas dicas:



  1. Organização: se vc souber onde estão suas coisas, ficará mais fácil copiá-las;

  2. Selecionar: escolha bem aquilo que vale realmente a pena manter. É impressionante a quantidade de lixo que guardamos;

  3. Pacotes: copie as coisas em pequenos pacotes. As ligações em USB têm tendência de se perder, mas pacotes pequenos isso dificilmente acontece. Também é mais rápida a tranferência.

  4. Pastas: crie algumas na unidade de bkp para organizar as coisas.

  5. Tenha Paciência: bkps demoram muito.

Bom, após criar o bkp, reconstruir seu sistema, virá a parte mais chata: restaurar seu bkp.


Agora, se vc não tem o hábito de fazer bkps, é bom começar agora. Falo com a experiência profissional que me compete: já perdi muita coisa importante na minha vida profissional por não ter o bkp em dia.

E numa empresa, quando se perde algo importante, você tbm perde credibilidade, dinheiro. Não preciso dizer que é ruim, né?

Espero ter ajudado. Até o próximo post!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite algo inteligente bem aqui: