domingo, 29 de agosto de 2010

O Esteriótipo




Boa noite, pessoal.

Hoje vou falar sobre esteriótipo, que segundo a Wikipédia seria: "a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. São usados principalmente para definir e limitar pessoas ou grupo de pessoas na sociedade. Sua aceitação é ampla e culturalmente difundida no ocidente, sendo um grande motivador de preconceito e discriminação."

Ok, esteriótipo é isso. Mas eu posso resumir para vocês, posso? Lá vai!

Esteriótipo é aquilo que você julga que os outros sejam baseado apenas naquilo que você está vendo. Esteriótipo também é aquilo que os outros julgam que você seja baseado naquilo que eles estão vendo em você. Fiz redundância propositadamente.

Tenho várias experiências nesse ramo.

Eu gosto de usar roupas pretas, de preferência, com estampas das bandas que eu gosto. Sim, quando estou assim, sou o que foi rotulado de Headbanger.

E quando estou assim, tenho problemas para entrar em bancos, incrível como as portas travam e apitam, no trânsito os outros motoristas não respeitam, exceto na hora de pegar uma vaga de estacionamento, aí, a preferência é minha. Talvez eles achem q eu tenha um taco de baseball escondido no carro ou uma arma. Não sei.

Mas eu também uso roupas sociais às vezes e aí, incrivelmente as portas dos bancos não travam, os motoristas respeitam mais no trânsito e eu nunca consigo uma vaga para estacionar! Tudo ao contrário, vejam só!

Entretanto, vejam que a pessoa dentro das roupas continua sendo a mesma: eu, a Priss de sempre.

Ultimamente isso tem me incomodado: esteriótipo. Por que as pessoas se importam tanto com isso? O que há de errado com o headbanger usar os serviços bancários? Será que os seguranças acham que bandido não usa terno e gravata? Por que de social não tenho a vaga no estacionamento? Não ofereço perigo, então podem me fazer de trouxa? Esteriótipo! Esteriótipo! Sempre ele!

Ultimamente tento não classificar as pessoas pelo esteriótipo. Mas já fiz muito isso, infelizmente. Já deixei de conversar com pessoas por causa da aparência delas. Hoje vejo como fui idiota. Mas ainda há tempo para mudanças. Se você é desse tipo, que liga para o esteriótipo, aproveite minha dica: Pare já com isso! Veja quanta gente você está deixando de conhecer!

Abaixo, seguem trechos de alguns depoimentos que podem definir bem o que eu disse até agora:

"Qm naum te conhece naum sabe a amiga q tah deixando de conhecer!!!!!!" --Meyre

"(...) Minha primeira impressão quando conversei com ela pela primeira vez? Medo. Sério. Pra quem não a conhece, ela pode parecer bem seca e mal-humorada. Mas isso é só a fachada. Se você se atreve a adentrar a casa de fachada assustadora, descobre que lá dentro há um lar simpático e acolhedor.

(E no final das contas, o que vale mais? A embalagem ou o presente?)

Pois, assim é minha amiga Priss - simpática e acolhedora, embora tenha um gênio do caralho com os vacilões. Um simpático dragãozinho cuspidor de chamas, que já me proporcionou várias horas de boas conversas. Uma pena ainda não ter tido a chance de conhecê-la pessoalmente. (...)" - Thiago

"A Priss é a verdadeira mulher de fibra, se vc está pensando em fazer hr com ela tome cuidado, que o tombo vai ser grande. Pra quem não a conhece direito, pode ter uma má impressão, mas a verdade é que ela é uma pessoa amiga, sincera e esta sempre disposta a ajudar, com certeza uma ótima amizade. " - Amanda


Há ainda o esteriótipo de Nerd. Esse me persegue desde criança! Mas antes o apelido para ele era CDF. Hoje é nerd. E lembro bem o quanto eu era discriminada por tirar notas melhores que as outras crianças. Não que eu fosse mais inteligente que elas, pelo menos naquela época não achava isso. Mas eu tinha mais incentivo para estudar: me livrar daquele povo que vivia para me humilhar. Sim, por isso tirava boas notar, garantir que não repetiria nenhum ano e não ficaria mais tempo com aquele povo.

Mas também eu tinha e tenho uma paixão até hoje: estudar. Sim, às vezes eu estudo por estudar, pesquiso coisas, com internet ficou mais fácil. Consumo informação. Adoro! E eis que o termo Nerd se aplica a mim novamente. Mas hoje eu não fico mais chateada. Parece que ser nerd hoje é algo para se ter orgulho, ainda bem que os tempos são outros.

Não acho legal rotular as pessoas pelo que elas aparentam ser. Não faça isso comigo.

Saiba que se:

eu uso roupa preta, é por que gosto dessa cor. Não tem a ver com religião, tribo, nada. Apenas gosto da cor.
eu uso camisetas de banda, é por que quero que saibam que som eu escuto e o que me faz bem!
eu desenho algo, nao é para me exibir, mas simplesmente por diversão.
eu canto alto no carro, é por que estou curtindo a música, me divertindo!
eu estudo muito, nao é para ficar mais sabida que ninguém, nao é competição. Apenas paixão pelo conhecimento.
eu uso roupa social de vez em quando, é por que simplesmente acordei e resolvi me vestir assim.
Não tente me mudar, não me peça para mudar, não me rotule, não se preocupe. Eu sou assim, ora com cara de pirata, de viking, de boazinha, de perversa, de nerd, de headbanger... no fundo, eu sou eu mesma e sou feliz assim!

E apenas as poucas pessoas que posso chamar de amigo/amiga, sabem disso. Talvez vc, se leu isto até o final!



Bom, pessoal, era isso o que eu tinha a dizer hoje.

No próximo tópico, é possível que eu fale sobre... Ah, visite e descubra! ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite algo inteligente bem aqui: